oral sin
Especial | ARTIGOS COLUNISTAS

Educação

Escola Criança Esperança terá sua I Mostra Cultural

"Grande é a poesia, a bondade e as danças... Mas o melhor do mundo são as crianças". (Fernando Pessoa, Obra Poética 189)

“Deus é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma criança. Está sempre à procura de companheiros para brincar. (Rubem Alves)”

O QUE SIGNIFICA MOSTRA? QUAL É O OBJETIVO DA I – MOSTRA DA E.M.E.I.CRIANÇA ESPERANÇA?

MOSTRA, segundo o Dicionário Aurélio é o ato ou efeito de mostrar; exposição de obras de caráter artístico, literário, histórico, etc.

A MOSTRA é uma atividade pedagógica que tem como objetivo divulgar conteúdos significativos trabalhado na Educação Infantil de forma dinâmica e lúdica.A MOSTRA possibilita uma maior integração da escola com a família e a comunidade.A escola produz conhecimento e isso precisa sair dos muros da escola, por isso, a MOSTRA é uma das atividades que a escola realizará no intuito de valorizar a Educação Infantil.

Portanto, a I – MOSTRA da E.M.E.I. Criança Esperança, apresentará diferentes situações de aprendizagem que propiciam o desenvolvimento da criança como a dança, teatro, contação de histórias, jogos, brincadeiras, músicas e artes plásticas.

“Do ponto de vista do desenvolvimento da criança, a ludicidade traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas, ajudando-as no seu desenvolvimento em relação à sociedade (Queiroz,2006).”

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é uma etapa importante para o desenvolvimento e aprendizagem da criança.A Educação Infantil acontece no ato do cuidar, do educar materializando-se através de diferentes situações de aprendizagem, entre elas, o jogo, a brincadeira; enfim, a ludicidade que são condições para o aprendizado da criança como diz o educador brasileiro Paulo Freire.

“A brincadeira é universal e própria da saúde: o brincar facilita o crescimento e, portanto, a saúde. O brincar conduz aos relacionamentos grupais, podendo ser uma forma de comunicação. Portanto a brincadeira traz a oportunidade para o exercício da simbolização e é também uma característica humana (WINNICOTT, 1979).”

“Não é a mais bela expressão da vida da criança neste tempo de brincar infantil? A criança que está absorvida em seu brincar? A criança que desfalece adormecida de tão absorvida? (...) brincar neste tempo não é trivial, é altamente sério e de profunda significação.” (KISHIMOTO e PINAZZA, 2008, p.48-49)

Por: Angela Tramarim