oral sin
Especial | ARTIGOS COLUNISTAS

Saúde

Dia Mundial do Coração: cardiologista de Colíder dá dicas para um viver saudável

(Foto: divulgação)

É certo que este título “Dia Mundial do Coração” faz com que passemos nossos olhos e ele nos pareça distante, alheio aos nossos afazeres e a correria do dia a dia.

È preciso um tempo, parar e pensar sobre este assunto, pois ele se faz muito presente em nossas vidas. Todos nós temos amigos, colegas de profissão ou até mesmo familiares que infelizmente estão doentes ou já nos deixaram em decorrência de problemas cardíacos.

No Brasil, em 2016, ocorreram 349.938 mortes por doenças cardiovasculares e possivelmente neste número esteja presente alguma pessoa de grande estima e que deve ter deixado muita saudade.

A campanha do “Dia Mundial do Coração” defende que “pequenas mudanças podem fazer uma poderosa diferença”.  As pequenas e simples mudanças estão no nosso dia a dia e são o segredo para uma vida longa e saudável. Praticar atividades físicas, evitar a obesidade, reduzir o consumo de álcool, abandonar o tabagismo, diminuir o estresse, destinar mais tempo para o lazer, família e amigos, além de melhorar a alimentação. Reduzir o sal, eliminar frituras, consumir mais frutas, verduras e legumes são mudanças para tornar a alimentação mais saudável.

A campanha ainda nos deixa um alerta sobre a importância de consultas e exames preventivos. As doenças e fatores de risco cardiovasculares muitas vezes são silenciosos e o diagnóstico só é feito através de uma avaliação médica e exames complementares.

Um grande abraço e vamos seguir em frente: “Pequenas mudanças fazem uma poderosa diferença....”

Dr. Marcelo Sanson – Cardiologista – CRM/MT 5779 – Colíder, 29 de setembro/2017

Por: Marcelo Sanson