rei do pano
Especial | ARTIGOS COLUNISTAS

Meio Ambiente

Fiscalização do Ibama destrói caminhões e tratores

Ibama incendiou carretas, madeira em tora, caminhões e tratores em operação de combate a crimes ambientais.

A operação foi realizada na região do distrito de  Castelo de Sonhos e Cachoeira da Serra nas proximidades da rodovia BR-163.

Uma fiscalização de combate ao desmatamento na região da BR-163, destruiu caminhões e tratores usados para extração ilegal de madeiras. A ação foi acompanhada por homens com câmaras para filmagem – membros  do Greenpeace.

Moradores das comunidades usaram o WhatsApp para divulgar ação dos fiscais ambientais.

Carretas foram incendiadas durante operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) , ação causou revolta nos moradores, usaram das redes sociais para manifestar o repúdio da ação dos fiscais ambientais.

Diversos veículos foram destruídos durante a operação que o Ibama realiza continuamente para combater a extração ilegal de madeiras e o desmatamento na região.

O órgão não divulgou ação e não informa dados a imprensa local.

Para o órgão, a destruição dos veículos é uma ação prevista na legislação. Está medida em destruir estes veículos é para que não retorne a cometer esses mesmos crimes, divulgam.

Na região a maioria das áreas não é titulada e a população reclama ausência das políticas públicas do governo federal, o Incra é ausente, o processo de legalização é muito lento, em tempos houve manifestação por parte dos moradores para que a regularização das terras seja feita. “Nós queremos que venham e documente, e deem títulos para que a gente possa trabalhar dentro da legalidade”, cobrança dos moradores.

Até hoje muito pouco mudou está realidade, a os títulos não forma entregues, o Incra trabalha em marcha lenta e o programa Terra Legal é só para alguns,reclamam.

Por: Folha do Progresso