rei do pano
Notícias | Educação

13 de Janeiro de 2020 ás 15:04:00

Menino Prodígio: estudante de Colíder é classificado para disputar vaga à olimpíada internacional

O estudante Matheus Spontam, da Escola Estadual Pompeu de Barros, de Colíder, conquistou mais uma vitória importante: a classificação para participar da seletiva que garante vaga à edição de 2021 da Olimpíada Internacional de Física (IPhO), uma competição anual de física para alunos do Ensino Médio.
A delegação brasileira será composta por cinco competidores.

Para garantir uma dessas vagas nas olimpíadas de 2021, na Indonésia, Matheus terá que se destacar na seletiva nacional, que terá a participação de cerca de 50 alunos provenientes de escolas públicas e particulares de todo o País. Quatro serão selecionados para a Olimpíada Ibero-Americana de Física.

“Nesse ano de 2020, vai ser um processo preparatório que selecionaria alguns para essas olimpíadas do ano que vem. Então, vou estudar e me preparar. Se Deus quiser, serei selecionado. Participar dessa preparatória é um sinal de que todos os esforços e dedicação aos estudos estão valendo a pena”, diz Matheus.

ETAPA PREPARATÓRIA

O treinamento e a seleção da equipe brasileira serão feitos pelo Comitê de Seleção Olímpica Internacional da Sociedade Brasileira de Física. Matheus Spontam, que também estudou no Colégio Visão e na Escola Municipal Fábio Ribeiro da Cruz, é o único estudante de Mato Grosso a participar dessa seletiva.

“É nesse sentido que nós parabenizamos o nosso Matheus”, enaltece o prefeito Noboru Tomiyoshi, que recebeu a visita do estudante e seus pais na manhã desta segunda-feira (13.01), no gabinete do governo municipal. “Essa participação é extremamente importante para coroar a dedicação do Matheus, dos professores e o apoio da família”, acrescenta.

O secretário municipal de Educação, Márcio Fernandes, lembra que Matheus é um dos 11 alunos de escolas públicas brasileiras selecionados para a seletiva nacional. “Mostra que a força, a dedicação e o empenho fazem a diferença. Também é uma maneira de homenagear todos os profissionais que participaram da trajetória escolar do Matheus. Revela que é possível conseguir resultados especiais, desde que haja dedicação de alunos e professores”, pontua.

DEDICAÇÃO AOS ESTUDOS

Os pais Luciana e Leonildo Spontam comemoram as conquistas consecutivas alcançadas por Matheus. “É o resultado de muito estudo. E a gente fica alegre por esse reconhecimento. A gente sempre está apoiando, incentivando e mostrando para ele que ele sempre tem que fazer algo a mais. Com o apoio da escola e da família, ele sempre vai alcançar os objetivos”, diz o pai Leonildo.

Para a mãe de Matheus -- que em 2019 foi medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e de prata na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) --, é um sentimento de alegria. “Esse momento é importante. Além dessas conquistas, ele está incentivando outros alunos a também investirem nos estudos. É um momento muito especial para a gente e toda a família”, relata Luciana.

O professor Helder Calvi Inocêncio também comemora a convocação de Matheus Spontam para a seletiva. “O Matheus vem de grandes vitórias na educação municipal e vai representar a Escola Pompeu. Se Deus quiser, nessa preparatória, ele vai conquistar a vaga para a Olimpíada Internacional de Física. Ele se encontra hoje num nível educacional muito alto e é inspiração aos demais alunos”, afirma.

Fonte: Assessoria

O Portal não se responsabiliza pelos comentários aqui postados!

Todos os campos deve ser preenchidos
comentários
Sem comentários