Cabelos afro: dores e libertação - parte II

Foto por: Assessoria

21/11/2023 às 06:59

Autor: CAROL BISPO

Como falamos no artigo anterior, a transição para os cabelos naturais muitas vezes é um processo de cura e libertação. Mas não acaba aí. Percebo que muitas mulheres que conseguem superar as barreiras do preconceito e 'assumir' seus cabelos afro, lidam com uma série de questões após esse processo. 

Muitas vezes, durante a adaptação, elas ainda não se reconhecem com aquele cabelo e nem aprenderam a administrá-lo. Não sabem os produtos, as formas de pentear e nem as possibilidades que aquele cabelo oferece. Quem tem o cabelo cacheado ou crespo teve o cabelo esculpido pela natureza, um cabelo que já vem pronto para curtir qualquer momento. 

Me deparo com clientes surpresas com o fato de que aquela nova mulher em frente ao espelho atrai olhares, é cobiçada, ou seja, é um universo novo e um esforço para compreender a potência desse cabelo. O afro, o cacheado, o crespo são alegres, atraentes, dinâmicos e a palavra de ordem que carrega é: liberdade. 

Podemos comemorar e celebrar pois já vencemos muito. Ultrapassamos muitas barreiras do preconceito. Nossas vozes e os reais potenciais da beleza negra estão ganhando força. É a afirmação da nossa identidade, da nossa história e de tudo que envolve ela. 

O Dia da Consciência Negra incentiva a celebração da diversidade dos tipos de cabelo entre as pessoas negras. Isso ajuda a combater estereótipos de beleza e auxilia a promover a aceitação dos cabelos naturais.

Cada fio de cabelo cacheado, afro ou crespo é uma afirmação de nossa herança cultural, um lembrete de nossa resiliência e uma celebração da beleza que transcende os padrões impostos. Quando aceitamos e amamos nossos cabelos naturais, estamos fortalecendo não apenas nossa identidade, mas também construindo um mundo onde a diversidade é celebrada e o preconceito desaparece.

 

*CAROL BISPO é visagista, especialista em cabelos crespos e cacheados, acadêmica de Psicologia e idealizadora do método Cabelo do Dia Seguinte. Instagram: @carolbispovisagismo. 

Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário