Sensibilidade dentária: como prevenir e tratar dentes sensíveis

22/09/2021 às 10:38

Autor: Redação

Bastou você beber um gole de bebida quente ou gelada para sentir aquela dorzinha chata. Parece até que seu dente levou um choque quando entrou em contato com o líquido. Se isso acontece frequentemente, fique atento! Pois essa situação é um dos sintomas mais conhecidos da sensibilidade dentária - problema bastante comum entre as pessoas e que pode afetar seu sorriso de diversas maneiras, inclusive com a má escovação. Para entender melhor essa complicação bucal, como tratar e prevenir, o DOUTOR RENATO explica tudo o que você precisa saber.

São vários tipos de estímulos que podem desencadear uma pontada ou dor de dentes sensíveis em pessoas com hipersensibilidade dentária. Veja alguns dos estímulos mais comuns relacionados com a sensibilidade dentária:

  • Dor ao ingerir alimentos ou bebidas geladas
  • Dor ao ingerir alimentos ou bebidas quentes
  • Dor ao ingerir alimentos doces ou azedos
  • Dor ao inspirar ar frio
  • Dor ao escovar os dentes

Escovação forçada e excessiva: movimentos de vai e vem executados com muita pressão sobre a superfície dentária poderão gerar uma erosão do esmalte e provocar a sensibilidade. Má higiene bucal pode gerar manchas brancas ou cavitações na superfície de esmalte, em decorrência do acúmulo de placa. Dieta muito ácida, ingestão de grande quantidade de refrigerantes ou isotônicos, ricos em açúcar, podem causar uma corrosão da camada dos prismas de esmalte em decorrência da queda brusca de pH bucal. Fraturas dentais ou restaurações quebradas: elas podem prejudicar o selamento do esmalte sobre a dentina, expondo-a e, assim, provocando desconfortos dolorosos.

A sensibilidade pode ser evitada sim! Basta ir regularmente ao seu dentista (a cada seis meses) para fazer um check-up do seu sorriso, ter uma dieta mais saudável, , evitando  ingredientes ácidos   e doces para preservar o esmalte. Além disso, a escovação deve ser feita sempre de forma suave com uma escova de cerdas macias e flexíveis. Um dos tratamentos que ajuda a diminuir a sensibilidade dos dentes, é a utilização do creme dental específico para esse problema. Após uma avaliação com o dentista, o melhor creme dental será indicado para garantir um bom resultado na queda dos níveis de sensibilidade. Além disso, também podem ser indicados aplicação de flúor no consultório odontológico, aplicação de laser local e de verniz de flúor.

Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

Enviar comentário