Ações da Iguá reforçam a busca pela universalização e desenvolvimento sustentável

Geral

22/03/2023 às 07:26

Engajada às questões que envolvem a preservação dos recursos hídricos, a Iguá, uma das maiores empresas do setor de saneamento do país, reforça a importância do Dia Mundial da Água para destacar seus mais recentes avanços na busca pela universalização da água. Apoiadora da campanha da ONU para este ano, Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo, a companhia estará em eventos oficiais paralelos da Conferência sobre Água da ONU, que acontece entre 22 e 24 deste mês e reunirá líderes, em Nova Iorque, para alcance de compromissos globais.
 
Com uma série de investimentos em obras e melhorias, além das oportunidades previstas pelo Marco Regulatório do Saneamento, a companhia expandiu os sistemas de abastecimento e distribuição de água e de esgotamento sanitário e atualmente detém uma infraestrutura de mais de 8 mil quilômetros de rede de água e 5 mil quilômetros de rede de esgoto, 34 ETAs (Estações de Tratamento de Água) e 82 ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto).
 
"Hoje, oferecemos saneamento a mais de 7 milhões de pessoas em 39 municípios. É nossa maior responsabilidade já que a água tem papel indispensável à sobrevivência e ao desenvolvimento da vida, e é fundamental em aspectos sociais e econômicos. Mas, é importante salientar que para investir em saneamento é preciso, também, ter compromisso ambiental", afirma Carlos Brandão, CEO da Iguá.
 
Ao longo de quase 6 anos de existência, a excelência operacional da companhia combinada com um sistema apoiado em inovação assegura a prestação adequada dos serviços de água e esgoto à população. Chamada de "digitalização da água", a Iguá otimiza seus sistemas por meio da utilização de mais inteligência em dados operacionais e já colhe frutos dessa gestão inovadora e focada no cliente: no ano passado, a companhia alcançou mais de 10 mil hidrômetros com leitura remota conectados, transformando-a na companhia com maior percentual de clientes conectados no Brasil. Validados pelas maiores provedoras de solução de conectividade IoT do país, a solução utiliza a Internet das Coisas para medir o consumo de água.
 
"Além de agilidade na tomada de decisão e precisão, garantimos economia de custos, otimização de receitas e redução de perdas, como vazamentos e fraudes que podem ser facilmente identificados por meio dos dados originados nos hidrômetros inteligentes. Hoje, monitoramos diariamente mais de 30% do volume total servido pela Iguá", explica o diretor de inovação da companhia, Murillo Borges.
 
No Rio de Janeiro, por exemplo, os dispositivos IoT da Iguá monitoram o nível dos reservatórios de importantes hospitais e alertam sobre possíveis manutenções emergenciais assegurando o abastecimento ininterrupto para estes estabelecimentos.
 
Ainda no estado do fluminense, onde a Iguá Rio beneficia mais de 1,2 milhão de pessoas, entre as principais melhorias já realizadas, a concessionária iniciou a reforma de 87 estações elevatórias, estruturas responsáveis pelo bombeamento da água e do esgoto. As renovações, que incluem adequações estruturais, instalação de novas bombas, painéis e geradores de energia, asseguram a eficiência e a segurança operacional para o sistema e conferindo agilidade na gestão dos serviços. Com as modernizações, as elevatórias passaram a estar conectadas aos Centros de Controle Operacionais criados pela Iguá para monitorar os sistemas por meio de monitoramento online via telemetria, operando 24 horas por dia, 7 dias por semana.
 
Além de assegurar a prestação adequada dos serviços de água e esgoto à população, a Iguá segue atenta às questões que envolvem a preservação dos recursos hídricos. Com uma agenda focada na estratégia ESG, a Iguá estará presente em dois eventos oficiais paralelos da Conferência Sobre Água da ONU. No primeiro deles, Talita Caliman, diretora executiva de Assuntos Regulatórios e Institucional da Iguá, será uma das palestrantes de um painel de discussões, organizado pelo Grupo Banco Mundial, sobre estratégias para aumentar o número e o papel das mulheres no setor de saneamento básico. Em outro momento, desta vez promovido pela Associação Internacional de Água (IWA, na sigla em inglês), Péricles Weber, COO da Iguá, vai dividir com outros oito painelistas internacionais, sua experiência com os desafios e oportunidades do setor de saneamento para a redução de emissões de gases de efeito estufa.
 
 
"Faz parte do DNA da Iguá uma gestão sustentável, atenta às questões ambientais e na excelência do serviço prestado. O papel de líder que queremos ocupar exige que façamos a nossa parte na transformação cultural necessária para o enfrentamento das mudanças climáticas", afirma o CEO da companhia, Carlos Brandão.
 
Em reconhecimento das ações que já vem desenvolvendo em prol do enfrentamento da crise climática, no ano passado, a Iguá foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utilit pela IWA, que possui a maior rede internacional de profissionais de água, com membros em mais de 130 países.
 
O apoio e a inclusão da Iguá em agendas socioambientais não é de hoje e seguem avançando. Desde 2020, a Iguá é membro da Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção de iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, se tornando a primeira empresa do setor a manifestar empenho com a descarbonização de seu negócio. Em 2022, a empresa aderiu aos movimentos +Água e Net Zero do programa Ambição 2030, promovido pelo Pacto Global.
 
"A Iguá entende que a água para o desenvolvimento sustentável não é uma ideia, mas a única saída para a sobrevivência e preservação da qualidade de vida no futuro", conclui Carlos Brandão.
 
Concessionárias Iguá
 
As operações da Iguá, espalhadas por 18 municípios brasileiros, também desenvolvem iniciativas locais quando o assunto é preservação da água. Confira algumas das iniciativas em Mato Grosso:
 
Alta Floresta | Colíder | Pontes e Lacerda | Comodoro | Canarana
 
As cinco concessionárias Iguá do interior do Mato Grosso realizam o Projeto Saneamento nas Escolas e Limpeza de Córrego. A inciativa leva informação sobre o processo de saneamento, desde a captação da água bruta até o descarte de efluentes em corpos hídricos, além da retirada de resíduos tóxicos dos córregos. Desde o início do projeto, em 2022, mais de 600 crianças foram impactadas.
Fonte: Assessoria


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário