Águas Colíder orienta clientes sobre preparação para conexões à rede de esgoto
Guarantã do Norte
11/10/2022 às 07:18
Autor: Assessoria
A Águas Colíder, empresa do grupo Iguá Saneamento, inicia neste mês de outubro novas conexões de rede de esgoto na cidade, medida essencial para garantir mais saúde e qualidade de vida à população, além da preservação do meio ambiente. E para que esta importante etapa seja concluída, é necessário que os clientes preparem o sistema de esgotamento de suas casas e empresas para que a concessionária faça a ligação.
O processo é simples e rápido, mas deve ser feito por um profissional especializado, pois alguns cuidados precisam ser tomados para que o morador não tenha problemas posteriormente, devendo seguir o procedimento descrito no folheto AQUI. A Águas Colíder está à disposição para fornecer as informações técnicas essenciais para a realização da preparação e a respectiva conexão, que irá interligar o encanamento do imóvel à caixa de inspeção da concessionária, que fica na calçada.
São responsabilidades do proprietário do imóvel providenciar caixas de gordura sifonada e de passagem; sub-coletor; válvula de retenção para esgoto; ralo; ligação pluvial. Já a companhia deve disponibilizar Caixa de Inspeção (ou TIL), rede coletora e poço de visita.
Com a conclusão da ligação, todo o efluente produzido pela residência será despejado na rede de coleta de esgoto da Águas Colíder, que o levará até a estação de tratamento. Ali os resíduos serão isolados da água, que será devolvida limpa à natureza. Mas é preciso atentar para a importância de separar as redes pluvial e de esgoto. O sistema de saneamento não está preparado para receber grandes volumes de água, como a das chuvas, podendo comprometer a coleta, trazendo transtornos para a população e o comprometendo o meio ambiente.
Os benefícios são muitos. A correta destinação dos efluentes elimina o mau cheiro de áreas urbanas; evita que mares, rios e córregos sejam poluídos; previne a contaminação por doenças como cólera, esquistossomose, hepatite, entre outras; evita infestações das casas por ratos, baratas e outras pragas urbanas.
Outras dicas importantes
A rede de esgoto não é preparada para receber gordura e resíduos sólidos. Por isso, toda água da pia de cozinha precisa passar pela caixa de gordura, que deve ser limpa regularmente. Assim, evita-se o entupimento das tubulações, pois a mistura dos dois vira uma massa tão dura quanto o concreto e bloqueia a passagem dos efluentes.
É por isso que não se deve descartar o óleo de cozinha na pia. Devendo ser despejado em uma garrafa após estar frio e entregue para a reciclagem, virando assim biocombustível.
Também não devem ser descartados na rede de esgoto produtos químicos. Querosene, gasolina e solventes têm efeito tóxico e podem causar explosões na tubulação.
Qualquer dúvida a população pode entrar em contato com a Águas Colíder pelo telefone 0800 400 0507, WhatsApp (65) 99691-4602 ou pessoalmente na loja de atendimento ao cliente localizada na Avenida Presidente Dutra, 1497, Setor Sul - Centro.
Teu email não será publicado.