ESCREVE COM OS PÉS
Aprovado na UFMT, jovem com paralisia faz vaquinha para comprar cadeira motorizada
Geral
29/03/2023 às 07:04
Com o nome “Rafael, o imparável”, vaquinha virtual visa arrecadar dinheiro para que o jovem Rafael Douglas, 25, possa ter uma cadeira de rodas motorizada e frequentar as aulas na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com mais segurança e acessibilidade. O rapaz tem paralisia cerebral e é estudante de Ciências da Computação. Ele mora com a família no Distrito da Guia e o recurso também poderá proporcionar a aquisição de um computador adaptado e reforma do quarto onde dorme e estuda.
Devido à limitação física, a mãe, Maria Carmem, o acompanha até a universidade todos os dias. O trajeto percorrido no transporte público é longo e cheio de obstáculos. Apesar das dificuldades, o jovem sempre frequentou a escola e se comunica por meio da escrita, que ele faz com os pés. Devido à paralisia, Rafael não fala.
A mãe de Rafael é diarista e sua patroa foi quem deu inicio a vaquinha. Mariana da Costa Ribeiro, 31, se solidarizou com a mãe e criou campanha, divulgando nas redes com o principql intuito de ajudar a família. Maria Carmem não recebe nenhum apoio financeiro de familiares e o pai dos seus 6 filhos é ausente.
Ao , Mariana contou que Maria Carmem é uma mulher muito batalhadora e não mede esforços para ver o bem-estar de seus filhos. Atualmente a mãe não tem trabalhado, pois precisa cuidar dos filhos e acompanhar Rafael nas aulas.
“Essa vaquinha tem o objetivo de viabilizar o transporte para eles, pois moram longe da universidade. Assim também Maria Carmem poderá voltar a trabalhar. Ela é uma mulher muito guerreira, trabalhadora. Conquista tudo que tem pelo trabalho”, disse.
A casa onde Rafael mora com a mãe e os irmãos tem poucas adaptações para as limitações do rapaz. Parte do dinheiro também será destinada a construção de espaços adequados, que proporcinem melhor locomoção e conforto para o estudante e sua família.
No site, onde as doações podem ser feitas, o valor já arrecadado chega a R$ 41.436,00. A meta é R$ 100 mil. Interessando em ajudar pode acessar o site da vaquinha clicando aqui.
Teu email não será publicado.