Bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga é transferido para SP em estado grave

O bispo fez exames de coronavírus (Covid-19), que deram negativo

Foto por: divulgação

Geral

05/08/2020 às 06:49

O bispo emérito Dom Pedro Casaldáliga, de 92 anos, foi transferido no início da noite desta terça-feira (4) para Batatais, em São Paulos, após ter sido internado com problemas respiratórios em um hospital de São Félix do Araguaia, a 1,159 km de Cuiabá. A informação foi confirmada pelo padre Marcos Antonio, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.

Natural da Catalunha, Dom Pedro Casaldáliga foi o primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia, ofício que ocupou até 2005, e ficou conhecido pelo trabalho pastoral ligado a causas como a defesa de direitos dos povos indígenas e contra a violência dos conflitos agrários, bem como por suas posições políticas.

Dom Pedro Casaldáliga está internado há quase uma semana por consequências de problemas respiratórios agravados pelo Mal de Parkinson e pela idade do religioso.

 

História do Bispo

 

O engajamento do bispo emérito lhe transformou em referência, mas também já lhe colocou em risco de morte na região do Araguaia, leste de Mato Grosso.

Exemplos são dois dos últimos episódios em que ele se envolveu: em 2013, recusou dar seu nome para um prêmio de jornalismo por se opor à nomeação da então secretária estadual de Cultura, Janete Riva; em 2012, recebeu ameaças de morte devido ao apoio prestado aos índios xavantes, reinseridos na terra indígena Marãiwatsédé após anos de embate judicial contra latifundiários e produtores rurais.

Com saúde debilitada, Casaldáliga vive atualmente sob os cuidados de três freis agostinianos de sua comunidade religiosa em uma casa na cidade de São Félix do Araguaia.

Devido à idade avançada, Casaldáliga tem dificuldades para algumas atividades, como leitura, e não fala ao telefone há anos por causa dos problemas de audição. Em 2015, teve de se submeter a uma cirurgia após fraturar o fêmur em um acidente doméstico.

Nascido Pere Casaldàliga i Pla em 16 de fevereiro de 1928, no município de Balsareny (província de Barcelona, na Espanha), Pedro Casaldáliga chegou a Mato Grosso em 1970 para atuar como o primeiro bispo da Prelazia de São Félix do Araguaia.

Já nos primeiros anos na região, ao lado de outros padres espanhóis, envolveu-se com a defesa de povos indígenas, ameaçados pela violência dos conflitos agrários e pela expansão dos latifúndios na região.

Além da atuação pastoral, Casaldáliga é conhecido pela produção literária, tanto de poesias quanto de manifestos, artigos, cartas circulares e obras com cunho político ou de temas ligados a espiritualidade, editadas e publicadas no Brasil e no exterior.

A trajetória do religioso também já lhe rendeu um filme biográfico, "Descalço sobre a Terra Vermelha", produzido e lançado em 2014 por duas produtoras espanholas em parceria com a TV Brasil.

Fonte: G1


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário