RESGATE
Bombeiros resgatam ariranha no centro de Colíder; animal é solto em mata da comunidade Zé Reis
Colíder
19/05/2023 às 13:41
Autor: Nortão Online
A 12ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (12ª CIBM) foi acionada por um morador da avenida Tancredo Neves, localizada na área central de Colíder, para resgatar uma ariranha que se encontrava embaixo de um veículo.
De acordo com o sargento Cavéquia, responsável pela operação, a equipe conseguiu capturar a ariranha com o auxílio de um cambão. O animal foi solto em uma área de mata próxima à comunidade Zé Reis.
Cavéquia orienta a população a acionar o Corpo de Bombeiros por meio do número de emergência 193 sempre que se depararem com a presença de animais silvestres na área urbana.
"Não aconselhamos que o morador tente fazer a captura do animal. Animais silvestres podem ser agressivos e causar ferimentos. O Corpo de Bombeiros está devidamente treinado e equipado para realizar esse tipo de intervenção de forma segura, garantindo tanto a segurança do animal quanto das pessoas envolvidas", explica o sargento.
RESPONSABILIDADE
A captura e o resgate de animais silvestres em áreas urbanas é uma responsabilidade do Corpo de Bombeiros, que conta com equipes especializadas para lidar com essas situações. Ao acionar o serviço de emergência, a população contribui para garantir o bem-estar e a preservação da fauna local.
o contato direto com animais silvestres pode representar riscos à saúde humana, uma vez que esses animais podem transmitir doenças ou se sentirem ameaçados, reagindo de maneira imprevisível. Por isso, é fundamental que a população evite se aproximar ou tentar capturar esses animais por conta própria.
“Corpo de Bombeiros, comunidade e autoridades de Colíder são parceiros na preservação do meio ambiente e devem colaborar para que animais silvestres sejam protegidos e mantidos em seus habitats naturais”, acrescenta o sargento Cavéquia.
Redação: Nortão Online
Teu email não será publicado.