Campanha de prevenção do câncer de colo de útero será realizada sábado em Guarantã do Norte.

Nortão

20/07/2021 às 16:29

A Secretaria Municipal de Saúde de Guarantã do Norte realizará neste próximo sábado, 24 de julho, em todas as unidades de saúde de Guarantã do Norte a Campanha de exame Preventivo do Câncer do Colo de Útero de 2021, a ação faz parte das atividades desenvolvidas em alusão ao mês da mulher.

A enfermeira da unidade básica de saúde da família - centro, Adriana Gonsalves, salienta a importância de as mulheres fazerem o exame. “O exame deve ser coletado no dia em que a mulher não esteja menstruada, não tenha realizado ato sexual dois dias antes e nem ter usado creme vaginal, aí é só vir a unidade com os seus documentos e o cartão SUS. Assim é feito a coleta do exame, o processo é rápido e o resultado sai com 30 dias”, explicou a Enfermeira.

O exame preventivo é realizado de forma gratuita, e o diagnóstico precoce é muito importante para um tratamento mais eficaz oferecendo assim maiores probabilidades de cura. A coordenadora da vigilância epidemiológica de Guarantã do Norte Elisangela Cargo explica o momento que a mulher pode fazer o exame. “A partir do momento em que a mulher tiver vida sexual ativa ela já pode realizar o exame. No caso se for diagnosticado alguma patologia ou alguma alteração a paciente já é encaminhada para o acompanhamento do médico ginecologista que atende na UPA”, informou a enfermeira Elisangela Cargo.

As mulheres de até 65 anos também devem realizar o exame uma vez ao ano ou conforme orientação médica. A Secretária de Saúde, Leticia Camargo, lembra que as alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero podem ser descobertas no exame preventivo e é essencial para evitar que a doença entre em estágio avançado. “No dia 24, sábado, nas unidades de saúde vamos realizar o preventivo que é o rastreio do câncer de colo de útero, o atendimento será das 07h00rs às 11h00rs e das 13h00rs às 17h00rs. É importante fazer o exame porque com a questão da pandemia muitas pessoas deixaram de procurar os postos de saúde para fazerem os exames de rotina e essa é uma prioridade”, comentou a Secretária de Saúde.

Fonte: Assessoria


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

Enviar comentário