Começa nesta quarta-feira,15 o prazo para realizar a declaração de imposto de renda
Geral
15/03/2023 às 07:09
Foi dada a largada para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (Dirpf) 2023. A partir de hoje, 15, até 31 de maio a Receita Federal do Brasil (RFB) espera receber 733 mil declarações de contribuintes mato-grossenses, volume 8,14% acima de 2022, quando 677.814 pessoas prestaram contas sobre seus ganhos e rendimentos ao governo.
Em todo o país, o número de declarações entregues no prazo estipulado pode chegar a 39,5 milhões. Deste total, 9,8 milhões ou 25% dos contribuintes brasileiros poderão fazer uso da declaração pré-preenchida. Com base na proporção estimada pelo Fisco, o “atalho” para preencher o documento poderá ser utilizado por 183.250 contribuintes de Mato Grosso.
Acostumada a organizar antecipadamente os documentos para preenchimento da Dirpf, a trabalhadora Joyce Rodrigues Quinteiro Sgobbi espera fazer a prestação de contas ao Fisco logo na abertura do prazo legal.
“No decorrer do ano já vou deixando toda a documentação separada. Acho que terei imposto a restituir, logo nos primeiros lotes”, prevê.
As restituições serão divididas em 5 lotes em 2023, sendo 31 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro. Uma das novidades do Imposto de Renda (IR) deste ano é que o contribuinte que utilizar a declaração pré -preenchida ou optar por receber a restituição via PIX terá prioridade no recebimento do valor devido.
Neste caso, será contemplado com a restituição do imposto após atendidos os demais públicos prioritários previstos em lei, que são os idosos, deficientes, portadores de doença grave e trabalhadores do magistério. A declaração pré-preenchida - outra novidade em 2023 - estará disponível tanto pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pela solução Meu Imposto de Renda, on-line ou em aplicativo para iOS ou Android.
A medida visa minimizar erros e oferecer maior comodidade aos contribuintes, já que o sistema da Receita traz informações que antes precisavam ser preenchidas pelo declarante, que é responsável por confirmar, alterar, incluir ou excluir dados. De acordo com o contador e professor de Ciências Contábeis da Estácio, Pedro Assis, a antecipação da organização de documentos ajuda o contribuinte a entregar a declaração dentro do prazo estabelecido.
Caso não encontre algum comprovante, terá tempo para requerer na fonte que emitiu. “Outro benefício é poder simular a melhor forma de tributação, podendo analisar a documentação e escolher entre as formas de tributação disponível”, explica.
Teu email não será publicado.