Em relação a levantamento do mês passado, houve aumento de 1,5 milhão de toneladas, sustentado especialmente pelo crescimento na área plantada de milho segunda safra

Conab eleva previsão da safra de grãos no Brasil para 273,8 milhões de toneladas

Volume tem estimativa 6,5% maior sobre o ciclo anterior, um novo recorde.

Foto por: Divulgação/Confederação Nacional da Agropecuária

Agronegócio

08/04/2021 às 13:19

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou nesta quinta-feira (8) que a previsão para a safra de grãos no Brasil, que deverá chegar a 273,8 milhões de toneladas, um crescimento de 6,5% sobre o ciclo anterior, ou 16,8 milhões de toneladas.

Em relação ao mês passado, são 1,5 milhão de toneladas a mais previstas.

A área total de plantio deve crescer 3,9% sobre a safra anterior, alcançando cerca de 68,5 milhões de hectares. O aumento se deve, principalmente, a boa performance da soja e do milho.

Cerca de 20 milhões de hectares serão provenientes das lavouras de segunda e terceira safras (outono) e as de inverno, que ocuparão a pós-colheita da soja e do milho primeira safra.

O levantamento da Conab leva em conta o calendário de safra, que começa em julho e termina junho do ano seguinte. Diferentemente da análise Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considera o que foi produzido durante os 12 meses do ano.

 

Soja

A soja, principal produto do agronegócio brasileiro, tem colheita estimada de 135,5 milhões de toneladas, crescimento de 8,6% em relação ao último ciclo. Esse será um novo recorde para a cultura.

A venda estimada para o mercado externo para a soja é de 85,6 milhões de toneladas (aumento de 3%). Caso a previsão se confirme, será um recorde da série histórica – sustentado pela demanda internacional aquecida e pelo alto percentual de comercialização observado para a safra atual.

 

 

Milho

A produção de milho também tem estimativa recorde, com previsão de atingir 109 milhões de toneladas e crescimento de 6,2% sobre a produção passada.

Apesar de a exportação do milho seguir em um ritmo mais lento, a Conab tem a expectativa de enviar 35 milhões de toneladas para o exterior na safra atual, valor praticamente igual ao observado na última safra.

 

Arroz e feijão

O feijão deve ter crescimento de produção de 2%, totalizando 3,3 milhões de toneladas.

O arroz, no entanto, deve sofrer uma redução de produção de 0,8%, chegando a 11,1 milhões de toneladas.

 

Algodão

O algodão tem produção estimada de 6,1 milhões de toneladas do produto em caroço, correspondendo a 2,5 milhões de toneladas de pluma.

A exportação do algodão em pluma aumentou 18,1% no acumulado de janeiro a março, comparado com o mesmo período do ano passado.

 

Amendoim e trigo

Para o amendoim, estima-se um crescimento de 6,9%, com uma produção de 596,8 mil toneladas.

Com o plantio intensificado a partir de maio, o trigo deve alcançar uma safra de 6,4 milhões de toneladas.

Fonte: G1


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário