Pandemia

Confira dados e gráficos sobre os casos de Covid-19 em Colíder

Foto por: Reprodução

Saúde

20/08/2020 às 09:11

Autor: Angela Fogaça

A secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária e Unemat, passará a divulgar semanalmente um boletim detalhado sobre a situação da Covid-19 em Colíder.

No primeiro boletim, divulgado ontem e que está disponível no site oficial da prefeitura, estão detalhados gráficos e informações interessantes sobre a evolução dos casos em Colíder.

Essa primeira edição do boletim apresenta o perfil epidemiológico da COVID-19 no âmbito de Colíder, obtidos por meio de todas as ações tecidas pela Rede de Atenção à Saúde. Com base nos dados colhidos pela Vigilância Epidemiológica entende-se que a pandemia se encontra disseminada no município. Assim, faz-se necessário atentar cada vez mais ao planejamento de ações de saúde no tocante do manejo clínico da doença.

Tal necessidade é percebida pela Vigilância em Saúde, sendo proposta a caracterização do risco para intervenção. Por outro lado, essa pandemia desafia os serviços de saúde e a sociedade, conclamando-se todos para a construção coletiva de meios de adaptação e enfrentamento da doença.

Os dados coletados são referentes às notificações enviadas pelas Unidades Públicas de Saúde, Centro de Atendimento Municipal da Escola Fábio Ribeiro da Cruz, referência para os casos Leves e Moderados e do Hospital Regional, responsável pelos casos moderados e graves, além dos Laboratórios da rede particular que realizam exames e encaminham as notificações à Vigilância.

Colíder, com uma população de 33.438 pessoas, tendo 945 casos confirmados até 14/08/2020, sendo que entre os casos confirmados 121 estavam em monitoramento com isolamento social e 804 pessoas tinham se recuperado da doença.

Em relação ao número de óbitos, dos casos confirmados, 20 pessoas foram a óbito. Com relação a distribuição dos casos de COVID-19, observa-se que a maioria está localizada no centro, 206 casos.

Na zona rural ocorreram 120 casos, distribuídos nas comunidades em geral. Outros 24 casos são de pessoas que não informaram o bairro onde residem. Outra informação é que sete bairros concentram aproximadamente 57% dos casos ocorridos no município.

Eficiência do SUS e do HRCOL

O Sistema Único de Saúde foi responsável pela detecção de 94% dos casos confirmados em Colíder. Tal característica evidencia a importância e a eficiência do SUS perante o enfrentamento da pandemia pela COVID-19.

Desde o início da pandemia até a data de 14/08/2020  foram internadas 68 pessoas no Hospital Regional de Colíder, residentes no município de Colíder.

A maioria dos casos confirmados de Covid-19 internados no Hospital Regional de Colíder tiveram desfecho positivo. Dos casos Internados no HRCOL, 56% dos casos tiveram alta hospitalar, 15% dos casos foram transferidos para outros hospitais e 29% foram a óbito. Isto demonstra que o Hospital mesmo com tantas dificuldades ao longo da pandemia, teve mais vidas salvas.

Dos óbitos registrados 65% são de pessoas acima de 60 anos ou mais. A faixa etária escolar 5 a 19 anos não teve nenhum óbito registrado

Fonte: Nortão Online


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário