Fumaça "tipo enxofre" da Brink's impediu roubo, diz ladrão preso

Polícia

09/05/2023 às 07:16

O assaltante Paulo Sérgio Alberto de Lima, de 48 anos, integrante da quadrilha que aterrorizou Confresa, disse em depoimento à Polícia Civil que o roubo foi frustrado por causa de uma fumaça liberada na sala do cofre da transportadora de valores Brink's.

O vídeo com trecho da oitiva de Lima foi divulgado nesta segunda-feira (8), pelo G1 Tocantins.

“[O grupo] conseguiu [acessar o cofre], mas não tinha como pegar nada, não foi tirado um um centavo de lá da transportadora. Nada, nada, nada, devido à fumaça, devido a essa ação da fumaça”, contou ele aos investigadores.

“É tipo enxofre, você não consegue ficar perto dela, não tem jeito. Entrou mais gente [no cofre], mas ninguém conseguiu ficar perto. Aí tinha que sair. Aí desistiram, tinha que ir embora. Fazer o quê? Não conseguia pegar”.

Paulo foi o primeiro integrante da quadrilha a ser preso, no dia 11 de abril, após ser flagrado em uma fazenda no Município de Pium, interior do Tocantins, fazendo um funcionário da propriedade refém.

“Fui convidado, e caí nessa bobeira. [Minha atuação] Era só para fazer essa situação lá em cima”, disse. Ainda segundo Paulo, os criminosos esperavam encontrar entre R$ 30 milhões a R$ 40 milhões no cofre da transportadora.

Balanço da caçada

Em quase um mês de operação, foram contabilizadas 15 mortes e cinco prisões. Duas das prisões foram por participação direta no ataque, e as outras por apoio logístico ao grupo criminoso.

Além disso, vários armamentos de grosso calibre, inclusive de uso restrito das forças de segurança, foram apreendidos pela Polícia. Entre as apreensões, estão também carregadores, munições, coletes e capacetes balísticos, materiais explosivos, detonadores, coturnos, luvas, joelheiras, cotoveleiras, balaclavas e mochilas.

O ataque

A ação do Novo Cangaço em Confresa aconteceu no dia 9 de abril, quando uma quadrilha com cerca de 20 membros invadiu a cidade para roubar a Brink's.

Durante a ação, eles entraram na base da PM na cidade e atearam fogo em veículos. Apesar de explodirem artefatos dentro da Brink's, eles não conseguiram levar o dinheiro.

Em seguida, o bando fugiu para o Tocantins, onde também tem aterrorizado os moradores do Estado vizinho.

Fonte: Midia News


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário