GAZETA DADOS: Mauro Mendes alcança 73% dos votos válidos, mostra pesquisa

Foto por: Chico Ferreira

Política

26/09/2022 às 07:06

A segunda rodada de pesquisas do Instituto Gazeta Dados confirma a vitória do governador Mauro Mendes (União) no primeiro turno com um aumento de 19% nas intenções de voto. Antes com 38% na modalidade estimulada, agora o gestor é apontado por 57% dos eleitores entrevistados. Com isso Mendes sobe de 68% para 73,08% dos votos válidos, quando são descontados os votos brancos, nulos e indecisos.


Adversária de Mauro, Marcia Pinheiro (PV) teve crescimento de 3%. Antes ela era apontada por 14% dos eleitores, agora 17% afirmam votar na esposa do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). Mesmo com o pequeno aumento, a porcentagem de votos válidos caiu para 21,79% que antes era 25%, devido ao crescimento de Mendes.


O pastor Marcos Ritela (PTB) se manteve com 3%, assim como Moisés Franz (PSOL) permanece com 1%. Contabilizando os votos válidos, Ritela soma 3,85% e Franz 1,28%. A opinião dos entrevistados que não responderam ou não sabiam tiveram uma queda significativa em quase um mês entre uma pesquisa e outra. Antes somando 39%, na atual pesquisa apenas 16%
não informaram em quem votariam para o governo.

Gazeta Dados

Gazeta Dados - Segunda Rodada - Estimulada Governo

 


Na modalidade espontânea, quando não se dá nenhuma opção de candidato ao entrevistado, Mendes subiu de 25% para 43%, Marcia que antes tinha 6% foi para 10%, Ritela e Franz se mantiveram com 2% e 1% respectivamente.


Não responderam ou não sabem que antes somavam 66% teve uma queda para 44% nesta modalidade. Rejeição No quesito rejeição, ambos os candidatos ao governo que despontam na pesquisa tiveram um pequeno aumento. A esposa do prefeito Emanuel Pinheiro continua sendo a mais citada quando o questionamento era em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. Antes com 11%, Marcia contabilizou agora 14% enquanto Mauro que antes aparecia com 9% subiu para 12%. Marcos Ritela foi citado por 8% mantendo a porcentagem da primeira pesquisa, enquanto Moisés Franz que tinha 7% baixou para 6%. 15% optaram pelo questido ‘nenhum deles’ e 45% não souberam ou não quiseram responder.

Gazeta Dados

Gazeta Dados - Segunda Rodada - Espontânea Governo

 

 

Pesquisa foi realizada entre 22 a 25 de setembro e ouviu 1080 pessoas de forma presencial. A metodologia da pesquisa é Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional do Estado de Mato Grosso, abrangendo 46 municípios das regiões norte, nordeste, sudoeste, centro sul e sudeste.


A pesquisa usa amostra por quotas, proporcionais às características socioeconômicas da população.A margem de erro é de
3,0 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT-01203/2022.

Fonte: Gazeta Digital


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário