Governador inaugura nova escola em Sinop: "Estamos demonstrando com atitudes nosso compromisso com a Educação"

Mauro Mendes e o secretário Alan Porto entregaram a unidade escolar na tarde desta quarta-feira (05.05), em Sinop

Foto por: Mayke Toscano - SECOM/MT

Política

06/05/2021 às 06:52

Autor: Nortão Online/Com Assessoria

O governador Mauro Mendes afirmou exigir padrão de qualidade de alto nível para todas as unidades de ensino novas, ao inaugurar a Escola Estadual Professor Djalma Guilherme da Silva, no bairro Jardim das Orquídeas, em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá). A entrega da unidade escolar ocorreu na tarde desta quarta-feira (05.05).

“Exijo que todas as escolas públicas do Estado tenham o mesmo padrão de qualidade de escolas particulares. Desde em reformas que troca telhado, piso, instalação elétrica, faz quase tudo novo, não admito nem um grampeador velho. Porque isso é demonstrar em atitudes o compromisso que temos com a Educação”, destacou o governador.

De acordo com Mauro Mendes, a escola terá capacidade de atender até 1.600 alunos de Ensino Fundamental e Ensino médio nos três turnos, ou seja, 1.000 vagas a mais do que antes. A maioria dos alunos matriculados na escola mora em chácaras, sítios, fazendas e bairros distantes e utiliza o transporte escolar.

O governador relatou que o colégio foi criado em 2012, mas nunca teve uma sede própria, sendo que funcionava em prédio alugado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As obras da unidade estavam paradas desde 2013 e foram retomadas em 2019, na atual gestão, com investimento total de R$ 6 milhões.

“Nosso governo trabalha com foco nos resultados, seja na educação, na segurança, saúde, infraestrutura, pois todos esses investimentos vão fazer com nossa economia cresça. E quando a economia cresce, a arrecadação melhora e é possível dar ainda mais resultados para população, como essa escola totalmente nova”.

Conforme o secretário Alan Porto, a escola passa a ter 18 salas de aula, parte administrativa completa, laboratórios, quadra poliesportiva e amplo refeitório, além de proporcionar mais segurança aos estudantes e profissionais, uma vez que no prédio alugado não havia delimitação de espaço físico, ou seja, não havia portões para serem fechados e, com isso, pessoas que não fazem parte da comunidade escolar podiam andar pelo espaço.

“A ambiência escolar interfere diretamente no estudo. Uma escola nova, com salas climatizadas, com laboratórios, é claro que estimula tanto professores como os estudantes. Todo o investimento que o governador Mauro Mendes vem fazendo na educação, em infraestrutura, tecnologia e na parte pedagógica, tem como objetivo melhorar nossos índices e transformar nosso Estado em modelo”, afirmou ele.

Durante a solenidade de inauguração, o governador e o secretário entregaram o material didático e computadores aos alunos e professores para auxiliar nas aulas remotas. O aluno Kaleb Marcelo de Oliveira, 13 anos, vai cursar o 8º ano na nova unidade e recebeu o material didático das mãos do governador.

“É uma conquista para todos e agradecemos tanto pelo material, que fará muita diferença em nossa aprendizagem, quanto pela escola nova, em que o prédio tem uma qualidade excepcional. Estamos todos muito satisfeitos”, comentou Kaleb.

A diretora da unidade, Daniela Dieterich, afirmou que a entrega da obra vai beneficiar todo o município de Sinop. Ela contou que há um problema na cidade todo o início de ano, com alunos ficando em lista de espera. Agora, com a nova unidade, a diretora acredita que a situação será resolvida.

“Esse prédio totalmente novo é um sonho antigo da comunidade escolar, que se torna realidade hoje. Isso reflete na qualidade escolar, tanto para alunos quanto para os profissionais, pois um ambiente com tudo novo é estimulante para todos”, disse ela.

Mesmo com a sede construída em outro bairro, os alunos já matriculados vão continuar na escola, tendo alteração apenas no transporte escolar. Neste período de pandemia, os professores usam a plataforma Classroom, o WhatsApp, videoaulas, atividades apostiladas e mensagens de áudio e texto para manter o ensino.

Também participaram do ato os secretários de Estado, Mauro Carvalho (Casa Civil) e Alexandre Bustamante (Segurança Pública), o deputado federal Juarez Costa e o deputado estadual Dilmar Dal Bosco.

Homenagem

O nome da escola é uma homenagem ao professor Djalma Guilherme da Silva que nasceu em 22/08/1965 na cidade de Campo Grande e morreu em 13/11/2006. No ano de 1989 formou-se na faculdade de Química na UFMS em Campo Grande. Prezou pela qualidade do ensino, a responsabilidade como educador e o comprometimento pela melhoria da sociedade através da educação.

Em 2002 mudou-se para Sinop e trabalhou na E.E Olímpio João Pissinatti Guerra. Foi apaixonado pelo ofício de lecionar, acreditando que pela educação pode-se transformar o mundo. Influenciou positivamente a vida de muitos alunos com os quais conviveu. Foi um grande educador, pai amoroso, esposo e filho, tendo deixado muitas saudades e a certeza de que é possível construir um país melhor através da educação.

Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário