Indea identifica dois casos de raiva bovina em Mato Grosso

Agronegócio

24/03/2022 às 13:12

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) identificou dois casos de raiva bovina, em propriedades rurais em Tangará da Serra (MT). Uma delas fica perto da cidade, no sentido Campo Novo do Parecis, e a outra no limite com Santo Afonso, próximo ao Assentamneto Ariranha.

O Indea pede aos criadores que não toquem em animais com a suspeita da doença para evitar a contaminação.

O órgão pede também que os proprietários rurais localizados em um raio de 10 km dessas propriedade que procurem o Indea para receber informações, sobre o procedimento a ser tomado, como por exemplo: a vacinação do rebanho.

A raiva dos herbívoros é uma doença causada por um vírus da família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus, sempre fatal. Acomete todos os mamíferos domésticos e silvestres. É uma zoonose, portanto, pode acometer o homem. O principal transmissor da raiva é o morcego hematófago (vampiro). O morcego doente elimina o vírus pela saliva quando se alimenta do sangue dos animais.

 
 
Fonte: G1-MT


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário