Mato Grosso negocia a compra de mais quatro milhões de doses da vacina Sputnik V junto a consórcio

Coronavírus

23/04/2021 às 13:29

Mato Grosso é um dos Estados que compõe o Consórcio Brasil Central (BrC), que negocia a compra de 28 milhões de doses da Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Gamaleya, na Rússia. A expectativa é que, caso a aquisição se concretize, cada Estado fique com quatro milhões de unidades para imunizar suas população. Vale lembrar que o governador Mauro Mendes (DEM) também compõe outra aliança no país e já conseguiu outras 1,2 milhão de doses.

O Consórcio Brasil Central está em negociação para compra de 28 milhões de doses da vacina Sputnik V, via o Fundo Soberano Russo. O contrato deve chegar nos próximos dias em Brasília, uma vez que, na quinta-feira (22), chegaram os quantitativos mensais que serão recebidos pelo BrC, já incluindo todos os detalhes quanto ao cronograma de entrega dos lotes com as doses para cada unidade da federação consorciada – Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito federal, Tocantins, Maranhão e Rondônia.
 
“Nossa intenção é distribuir quatro milhões de doses para cada consorciado,” adianta Paco Brito, secretário executivo do BrC e vice governador do DF.
 
Durante reunião extraordinária do Conselho de Administração do Consorcio Brasil realizada ontem, quando foi apresentado o quantitativo de vacinas que virão para o Consórcio pelo Fundo Soberano Russo, ficou definido que as unidades da federação não se opõem a fazer o repasse para o Plano Nacional de Imunização (PNI), como o Ministério da Saúde deseja, desde que remunerados fundo a fundo ou indenizados no aumento proporcional das cotas que lhe cabem das vacinas que estão sendo entregues pelo Ministério da Saúde.
 
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, sinalizou que a União quer pagar pelas vacinas e, com isso, que elas fiquem no Programa Nacional de Imunização. Mauro, por sua vez, fez a contraproposta de as doses virem para MT, e o número ser ‘descontado’ das remessas seguintes de vacinas contra a Covid-19.

Fonte: Olhar Direto


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário