MT não exigirá prescrição médica para vacinar crianças de 5 a 11 anos

Coronavírus

29/12/2021 às 07:08

Mato Grosso não vai exigir receita médica para vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra covid-19. A decisão foi anunciada na manhã desta terça-feira (28), pelo secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, e acompanha posicionamento de pelo menos outros 17 estados.

O posicionamento contraria a recomendação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para que seja requerida receita médica e termo de compromisso para que os menores sejam imunizados.

O secretário avalia a medida como desnecessária e diz que ela é um empecilho à população, além de causar tumulto nas unidades de saúde e sobrecarregar pediatras.

“Tão logo a vacina chegue ela será distribuída no estado. Mato Grosso não vai exigir nenhum atestado prédio pra vacinação de crianças de 5 a 11 meses. Desnecessária a cobrança de comprovação para uma vacina que já tem eficácia comprovada no mundo”, declarou o titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

No dia 16 de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a imunização das crianças com produtos da Pfizer, porém o Ministério da Saúde ainda não encaminhou as doses destinadas a esse público para os estados. Na segunda-feira (27), o órgão anunciou que a vacinação deve começar em janeiro.

“Não vamos criar mais uma dificuldade para população acessar vacina. Se tiver alguma criança com prescrição médica de não vacinar, aí sim isso será feito. Exigir que a população faça uma corrida a postos de saúde e à pediatria, que já é escassa no país, e no estado de Mato Grosso não é diferente, seria uma imprudência muito grande”, explicou o gestor.

Até o momento se pronunciaram sobre não exigir receita para vacina os estados: Pernambuco, Bahia, Ceará, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Pará, Acre, Paraná, Paraíba, Goiás, Sergipe, Piauí, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Fonte: Gazeta Digital


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

Enviar comentário