Operação fecha garimpo ilegal em Matupá e aplica mais de R$ 800 mil em multas

Nortão

27/09/2022 às 13:01

A Polícia Militar juntamente com o Batalhão de Policia Militar de Proteção Ambiental com apoio de equipes da Rotam, realizou fiscalização Ambiental em alerta expedido pela GPFCD-SEMA na operação denominada “Guardiões do Bioma” no município de Matupá, norte do estado.

No local, constatou-se que na área havia a extração de minérios (garimpo), em uma fazenda na comunidade dos Porcos.

No local de fiscalização foram encontradas duas escavadeiras hidráulicas PC, dois tratores de esteira e três motores bombas, além de várias cavas e caixas de lavagem e motores bombas.

Na ocasião foram aplicadas R$ 809.159,00 (Oitocentos e nove mil, cento e cinquenta e nove reais) em multas, por fazer funcionar atividade potencialmente poluidora sem autorização dos órgãos ambientais competentes (GARIMPO), por descumprimento de embargo e dificultar a regeneração da vegetação.

No decorrer da fiscalização apresentou-se a equipe um homem que disse ser proprietário do empreendimento, foi então solicitada a licença de operação, o proprietário apresentou uma licença de operação já vencida desde julho, além da licença vencida a área do empreendimento está embargada, ocorrendo em descumprimento de embargo, por fazer funcionar o empreendimento sem a devida licença e por impedir ou dificultar a regeneração natural de floresta ou demais formas de  vegetação nativa.

Foi feita a apreensão das máquinas e dos motores e os devidos autos pertinentes.

A prefeitura de Peixoto de Azevedo ficou como fiel depositário das máquinas e motores. O proprietário do empreendimento encaminhado para delegacia de polícia civil do município de Matupá.

Fonte: Assessoria


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário