Porcos selvagens invadem e destroem lavouras em MT

Agronegócio

22/04/2022 às 06:55

Registros de ataques de porcos selvagens têm sido comuns em lavouras no interior de Mato Grosso. O principal alvo desses animais, segundo os produtores, são as plantações de milho, que, por serem uma grande fonte de alimentos, atraem catetos, queixadas, javalis e javaporcos – cruzamento de porco doméstico com javali selvagem.

O produtor rural de Sorriso, no norte do estado, Tiago Stefanello, contou ao g1 que parte das safras têm sido perdidas devido aos ataques. Segundo ele, ocorreu um aumento considerável de invasão de porcos-do-mato nas lavouras nos últimos anos.

“Temos esse problema todos os anos e os prejuízos passam de dezenas de mil reais. Não há controle e, infelizmente, não podemos abater. As leis precisam mudar urgentemente”, pontuou.

Tiago disse que no último ataque, registrado neste ano, foram destruídos mais de 20 hectares de plantações de soja, milho, algodão e arroz. O prejuízo estimado é de mais de R$ 100 mil.

De acordo com o Ibama, caso o produtor identifique riscos no cultivo dentro da propriedade, deverá fazer um cadastro junto ao órgão para conseguir a permissão para o abate. Depois disso, ele deverá citar em um relatório a quantidade de animais abatidos.

A matança de animais silvestres sem autorização do Instituto pode gerar multa de R$ 500 por animal abatido. A mesma punição é válida para quem destruir abrigos naturais dessas espécies.

Fonte: G1-MT


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário