Prefeito homenageia família de seringalista que nomeou cidade de Lucas

Nortão

08/08/2022 às 07:09

Prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, entregou à família de Francisco Lucas de Barros, seringalista pioneiro que deu origem ao nome do município, documentos que reconhecem a homenagem.

Lucas do Rio Verde teve o seu nome definido na data da criação do núcleo urbano, dia 5 de agosto de 1982. Na época, foi realizada uma reunião com os primeiros moradores para pensarem em um nome a ser dado ao povoado que estava surgindo.

Muitos nomes foram sugeridos, mas a história do desbravador da região, Francisco Lucas de Barros ganhou destaque. Então, surgiu o nome de Lucas do Rio Verde. “Lucas” em homenagem ao seringalista e “Rio Verde” em referência ao rio que corta o município.

Mais que um seringalista, ele era uma das figuras mais proeminentes e importantes de Mato Grosso.

Em ato realizado no estande da Prefeitura na Expolucas, na noite da última quinta-feira (4), a família de Francisco Lucas, representada pelo bisneto Gabriel Lucas Scardini Barros, recebeu dois documentos adquiridos pela equipe do Museu Histórico.

O primeiro foi o comunicado do Incra sobre a homenagem ao pioneiro, reconhecendo os trabalhos do desbravador na região. O segundo documento trata-se da ata da fundação do núcleo urbano, com a data de 5 de agosto de 1982.

 

"Esse é um momento histórico, nesses 34 anos de história, receber aqui a família do Francisco Lucas. Então reviver isso, junto a esse museu aqui em nosso estande, é motivo de muita emoção", destacou o prefeito Miguel Vaz.

Fonte: Assessoria


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário