Prefeitura realiza 9ª Conferência Municipal dos direitos da criança e do adolescente em Colíder

Entidades ligadas à rede de proteção social de crianças e adolescentes, e todo público presente puderam sugerir, discutir e participar da aprovação do regimento e das propostas da Conferência.

Foto por: Assessoria

Colíder

04/02/2023 às 07:36

A Prefeitura de Colíder, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou nesta sexta-feira (3), a 9ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento reuniu diversas autoridades municipais que debateram o tema: “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de covid-19”.

O evento teve como objetivo ampliar os debates e mobilizar a sociedade via poder público na esfera municipal. A conferência foi realizada na sede do centro de formação da Guarda Mirim de Colíder e contou com a participação de representantes de diversos segmentos sociais.

Participou a Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Caroline Matheus; o presidente do (CMDCA), Ruam Batista; representando o poder legislativo, vereadora Maria Helena; a juíza da 2ª vara da infância e juventude, Giselda Regina; promotora de justiça, Graziella Ferrari; defensor público, Claudiney Serrou; presidente da Guarda Mirim de Colíder, Francislaine Almeida; representante da educação, profº Almir Rogério e representantes dos órgãos de segurança pública: Polícia Militar, Soldado Nascimento; Polícia Civil, Breno Houly; corpo de bombeiro, Capitão Sabino.

Após leitura do Regimento Interno teve início a palestra magna com o presidente do conselho gestor do fundo da infância e do adolescente, Hildeberto França. Já no período da tarde, os participantes da 9ª Conferência se dividiram em grupos para debater sobre os eixos temáticos voltados para o tema principal, momento que conforme o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente é fundamental para a elaboração de propostas que serão apresentadas posteriormente pelo município na Conferência Estadual.

Propostas e oportunidades

A Secretária de Assistência Social e Primeira-dama Maria Caroline Matheus afirmou que reconhece a importância da realização da conferência, e que Colíder vive um momento histórico que ficará marcado com a oportunidade das crianças e adolescentes participarem diretamente na composição de políticas públicas dos seus interesses.

“Estamos oferecendo a oportunidade de vocês crianças, adolescentes e jovens falarem e serem ouvidos, logo vocês serão adultos e estarão em nosso lugar fazendo a diferença para outras crianças, e em nome do Prefeito Maninho quero dizer que estamos juntos para fazer o que for possível e estiver ao nosso alcance para fazer o melhor para vocês”, destacou a Secretária.

Para a Drª Giselda Regina a discussão de políticas públicas para os jovens é uma necessidade básica para a melhoria de condição deles, principalmente neste momento em que vivemos de desafios trazidos pela pandemia da Covid-19. “Esse momento é de fundamental importância, não somente para as crianças aqui presentes, mas também para nós adultos entendermos a nossa responsabilidade para com a vida, segurança, bem-estar social e mental das crianças e adolescentes”, disse a juíza da 2ª vara da infância e juventude.

Entidades ligadas à rede de proteção social de crianças e adolescentes como CRAS, CREAS, APAE, Casa Lar, Conselho Tutelar, Guarda Mirim, Conselhos Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, e todo público presente, também puderam sugerir, discutir e participar da aprovação do regimento interno e das propostas na Conferência.

Fonte: Assessoria


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário