Produtor de Colíder relata que excesso de chuva está causando rebrotamento na soja

Agronegócio

03/01/2022 às 09:02

Autor: Angela Fogaça

Prestes a iniciar a colheita da safra de soja, prevista para daqui uns 15, o produtor rural de Colíder, Fabiano Zili, relata que o excesso de chuvas já está causando alguns danos nas lavouras.

Segundo ele, é tanta chuva que as vagens estão rebrotando. “Já está dando uma perca. Está apodrecendo vagem e está brotando vagem, mesmo sem dessecar. Eu nunca tinha visto isso”, relata ele, preocupado.

As chuvas estão ocorrendo todos os dias, em grande quantidade. As áreas onde ele plantou mais cedo (cerca de 300 ha)  são as mais afetadas com o excesso de umidade.

“As áreas onde plantei um pouco mais tarde não estão dando muita perca, mas as que estão começando a ‘lorar’, estão preocupantes”, analisa.

Agora é torcer para que as chuvas vão diminuindo, para não agravar ainda mais a situação. “Se continuar assim, na hora da colheita vai ser pior, porque na hora que desseca ela brota mais fácil”, pontuou.

Zili tem uma propriedade na comunidade São Domingos perto do Trevo Ouro Verde. Nesta safra, ele destaca que plantou cerca de 950 ha. No ano passado, cultivou 790 hectares.

Fonte: Nortão Online


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

Enviar comentário