SAFRA 2022/23: Começa contagem regressiva para o plantio da soja em MT

Segundo o Imea, a semeadura da oleaginosa começa de fato quando as primeiras chuvas (acima de 10 mm) voltarem a cair no Estado.

Foto por: Canal Rural

Agronegócio

20/09/2022 às 07:26

Setembro marca o início da contagem regressiva para o início do plantio da nova safra de soja, em Mato Grosso, e ainda o fim do Vazio Sanitário, hoje, período proibitivo à cultura.

Conforme destacam os analistas do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), a semeadura da oleaginosa começará de fato quando as primeiras chuvas (acima de 10 mm) voltarem a cair no Estado.

Segundo o TempoCampo, as precipitações para o acumulado dos próximos 30 dias apontam chuvas previstas de 25 a 50 mm em todo o Estado, com maiores volumes nas regiões Noroeste, Norte e parte da Médio-Norte.

“A confirmação desse cenário poderá auxiliar o desenvolvimento inicial das plantas e favorecer a janela de cultivo para as culturas de segunda safra.

Por outro lado, é importante ressaltar que, neste ano, o Estado está sob influência do fenômeno "La Niña", que tem como característica atrasar as precipitações em Mato Grosso, apontam os analistas.

Com a indefinição do cenário climático, neste momento, e o levantamento feito com os informantes do Instituto, as projeções para a safra 22/23 foram mantidas para o Estado, informa o Imea.

Ainda assim, são esperados novos recordes de produção e área plantada para soja, em Mato Grosso.

PROJEÇÕES - O levantamento realizado no mês de agosto com os informantes do Instituto não trouxe modificações para a estimativa da safra 2022/23 de soja, em Mato Grosso.

Desse modo, a intenção de área foi mantida em 11,81 milhões de hectares, aumento de 2,92% ante a safra 2021/22, dado que se confirmado, apontará novo recorde de área plantada no Estado.

Os modelos do NOAA trazem atenções para a primeira quinzena de setembro, devido às projeções apontarem poucas precipitações, principalmente no período que antecede ao fim do Vazio Sanitário (dias 8 a 14 de setembro). É importante citar, que as chuvas neste período são fundamentais para o início da semeadura e favorecimento do cultivo da segunda safra, conforme foi visto no ano passado, quando foram observadas boas precipitações neste período, o que resultou no adiantamento do cultivo e da colheita da soja em Mato Grosso, explicam os analistas.

Com um cenário que ainda traz incertezas quanto ao clima, as projeções para o rendimento ficam limitadas e por isso, o Instituto permanece estimando 58,58 sc/ha para a safra 2022/23, indicando um recuo inicial de 1,26% em relação aos rendimentos da safra 2021/22.

Com esse desenho de produtividade, safra 2022/23 continua estimada em 41,51 milhões de toneladas de soja, representando uma alta de 1,62% ante a safra 2021/22, podendo se tornar em novo recorde de produção.

Fonte: Diário de Cuiabá


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário