Senador eleito em MT afirma que defenderá ferrovias, melhorias em universidades e se diz favorável à compra de vacina contra Covid-19

Foto por: Reprodução

Política

17/11/2020 às 08:05

Eleito senador por Mato Grosso neste domingo (15), Carlos Fávaro (PSD), disse que nos próximos quatro anos no cargo irá defender a implantação de ferrovias para escoar a produção de grãos do estado, investir nas universidades públicas do estado e valorizar os servidores públicos.

Fávaro, que nas eleições de 2018 tinha ficado em terceiro lugar na disputa pela vaga, já estava no cargo após obter decisão judicial favorável até a realização da eleição suplemente, que aconteceu junto com as eleições municipais.

Carlos Fávaro pretende fazer com que Mato Grosso se torne um grande "entroncamento rodoferroviário". Segundo ele, neste ano, o governo federal deve assinar a autorização para a construção da Ferrovia Integração do Centro-Oeste (Fico), de Goiás até o município de Água Boa.

O senador disse que é preciso ampliar a malha ferroviária e fazer a extensão da Ferronorte de Rondonópolis até Cuiabá e depois até Lucas do Rio Verde.

“Já fiz o pedido para o presidente (do Senado) Davi Alcolumbre para que seja votado um projeto de lei que autorize o ministro da infraestrutura a dar seguimento nesta concessão sem que precise fazer novas licitações, já que a iniciativa privada está com recurso para fazer a extensão dessa malha ferroviária e beneficiar a capital para depois seguir até o médio norte mato-grossense”, afirma.

Além da Fico, o senador citou um projeto para o licenciamento da Ferrogrão, entre o Porto de Miritituba, no Pará, passando por Guarantã do Norte, Matupá, Peixoto de Azevedo, até Sinop. Segundo ele, essas obras vão gerar infraestrutura, oportunidade de emprego e competitividade.

Outras prioridades, durante o mandato, segundo ele, são a implantação de novos polos de ensino, investimento nas universidades públicas e garantia dos direitos dos servidores públicos.

“Irei trabalhar por universidades públicas gratuitas para a população, qualificação da população mato-grossense e garantir o direito dos nossos servidores públicos”, afirma.

Após ser questionado sobre a redução da maioridade penal, o senador se diz ser favorável ao projeto ao alegar que "aos 16 anos o cidadão já é capaz de escolher seus representantes e por isso é apto a responder pelos seus crimes."

Além disso, vai apoiar o governador Mauro Mendes (DEM) na compra de vacinas contra a Covid-19, que ainda estão fase de testes, para a população mato-grossense.

“O governador tem o meu apoio e acredito que vai ter o apoio também da nossa bancada federal e estadual para que ele possa cuidar do povo de MT, buscando comprar essa primeira vacina que seja aprovada e testada, com garantia é claro, ninguém vai ser irresponsável de trazer algo que não seja seguro para a nossa população”, afirma.

Carlos Fávaro venceu a eleição suplementar realizada neste domingo, com 25,98% dos votos válidos contra 20,44% da Coronel Fernanda e 10,98% de Nilson Leitão (PSDB).

Fávaro tem 50 anos e é empresário do agronegócio. Atualmente, ocupa a vaga no Senado que foi aberta em abril deste ano após a cassação da juíza Selma Arruda.

O novo senador ingressou na política em 2005. Foi vice-governador do estado entre os anos de 2014 e 2018, durante a gestão de Pedro Taques.

Mato Grosso tem 2,3 milhões de eleitores aptos. Desses, 370.472 votaram em Fávaro.

Fonte: G1


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário