Soja: Imea eleva projeção de recorde em MT para 35,737 mi de toneladas

Com a área inalterada em relação à estimativa anterior, o ganho se deu por conta de um aumento na produtividade média esperada

Foto por: Divulgação

Agronegócio

02/03/2021 às 09:43

Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aumentou a previsão de produção de soja da safra 2020/21 em Mato Grosso, de 35,489 milhões para 35,737 milhões de toneladas. O novo número representa um recorde e crescimento de 0,94% ante o ciclo anterior.

O instituto manteve a previsão de área plantada, em 10,302 milhões de hectares, mas elevou a projeção de produtividade de 57,41 para 57,81 sacas por hectare.

Em relatório, o Imea destaca que a temporada começou com uma seca que se estendeu de setembro a novembro de 2020 e está terminando “sob muita umidade e chuva”. O instituto aponta que as áreas plantadas precocemente chegaram a ter parte da fase reprodutiva dentro do período da estiagem, o que comprometeu, em parte, os rendimentos obtidos.

Além disso, há relatos de perdas na qualidade da soja colhida nos últimos dias em algumas regiões. “A chuva em excesso vem prejudicando e atrasando os trabalhos a campo”, disse o Imea.

Por outro lado, conforme o instituto, as chuvas e a luminosidade desde dezembro permitiram às áreas plantadas mais tarde chegar ao fim do ciclo com “bom ou ótimo” potencial produtivo.

O Imea salientou o quadro na região norte, que teve sua previsão de rendimento médio acrescida em 2,47% ante a projeção anterior, chegando a 60,03 sacas/hectare (maior média entre as regiões do Estado), “sendo uma das regiões com menores problemas climáticos nesta temporada”.

Fonte: Canal Rural


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário