SOJA: Site do Indea disponibiliza mapa da dispersão da ferrugem asiática em MT

De janeiro a março, os fiscais colheram 284 amostras nas propriedades e foram constatados 155 focos da doença.

Foto por: Assessoria/Indea

Agronegócio

28/03/2022 às 13:36

Autor: Redação/com Assessoria

O mapa com a dispersão da ferrugem asiática da soja, referente às amostras coletadas pelos agentes e fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), nas unidades de produção de soja no Estado passam a ser disponibilizadas no site www.indea.mt.gov.br a partir desta segunda-feira (28.03). Basta acessar o site e clicar na aba de Sanidade Vegetal > Soja.

As análises fitossanitárias são realizadas pelo Laboratório de Sanidade Vegetal (LSV) da autarquia, que desde 2019 realiza análises diagnósticas de ferrugem asiática da soja, que é uma das principais doenças da cultura, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.

As análises são realizadas por exame direto em estereomicroscópio, e os laudos com os diagnósticos fitossanitários indicam se foi constatada incidência da doença na amostra, o nº de lesões por folha e o grau de severidade.

O primeiro foco de ferrugem asiática da safra 2021/2022 constatado pelo Indea em 11 de janeiro de 2022, mês que teve 55 coletas de amostras, com a constatação da doença em 8 propriedades.

Em fevereiro, foram realizadas 136 coletas de amostras, das quais 74 apresentaram a ocorrência da doença. No mês de março, até a presente data, foram realizadas 93 coletas de amostras, das quais 73 tiveram incidência da doença, em diferentes graus de severidade. 

Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário