Urutau é resgatado em Alta Floresta

Nortão

08/08/2022 às 06:58

Está em uma unidade da Secretatia de Estado de Meio Ambiente (Sema) para atendimento médico, um urutau que foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros em Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá.

O animal apresentava machucados em uma das asas e na garra e foi socorrido depois que a corporação foi acionada por um morador, dono de uma chácara, encontrou a ave ferida.

O urutau é uma ave da família Nyctibiidae e é chamada por diversos nomes, como mãe-da-lua, urutágua, urutágo, kuá-kuá e uruvati, dependendo da região do país.

O nome urutau é tupi e significa “ave fantasma”. Isso porque a coloração de suas penas permite que se camufle entre os troncos e galhos das árvores.

Além disso, a espécie possui uma adaptação chamada de “olho mágico” - duas fendas na pálpebra superior que permitem que ela observe os arredores, mesmo de olhos fechados e parada por longos períodos.

Uma ave adulta chega a quase 40 cm e pesa cerca de 200 gramas..

Fonte: G1-MT


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário