Pandemia

Uso de máscara é essencial mesmo com início da vacinação

Especialistas alertam que, além da máscara, não devem ser esquecidas as demais medidas de biossegurança

Coronavírus

14/02/2021 às 08:06

O início da vacinação contra a Covid-19 não significa que as pessoas devem retomar uma rotina semelhante à de antes da pandemia.

Especialistas alertam que a população não pode relaxar e deve manter os protocolos sanitários e de biossegurança, como uso de máscara com duas ou três camadas e distanciamento social.

Além disso, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) já indicou que a imunização de rebanho pela vacinação não deverá ser atingida em 2021.

Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde tem alertado que o uso do acessório continua sendo essencial para o não contágio e propagação do coronavírus, que causa a infecção.

Por isso, pede que a população continue com as medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde.

“A pandemia não acabou. Ainda estamos vivendo ela, ainda falta muitas pessoas serem imunizadas, nós ainda estamos apenas começando com este trabalho, e por isso, é preciso que as pessoas não se esqueçam das medidas de proteção contra o vírus”, alertou a gerente de Vigilância em Doenças e Agravos Transmissíveis, Flávia Guimarães.

Por meio da assessoria de imprensa, Guimarães disse que a campanha feita pela administração municipal tem sido um sucesso.

No entanto, este não é o momento de relaxar com a Covid-19.

“Até que a vida de todos volte ao normal vai demorar um pouco e mesmo assim, o recomendado é que continuem usando máscaras, lavando as mãos, e utilizando álcool em gel”, reforçou.

A infectologista Eva Clarice Abdo Grigoli, 37 anos, reforça as recomendações.

“A máscara confere proteção mecânica como barreira para as gotículas contaminadas, expelidas de tosse, espirros e secreções nasais. Portanto, agora principalmente por conta da pandemia, o cuidado das medidas de prevenção pela Covid-19 é fundamental, visto que é uma doença respiratória, que se transmite rapidamente por gotículas”, disse.

Os especialistas alertam que, além do uso de máscara, não devem ser esquecidas as demais medidas de biossegurança, como lavagem das mãos com água e sabão ou com álcool 70%, a limpeza das superfícies dos ambientes de convivência para evitar a contaminação e por conseguinte, a proliferação da doença.

Uma das principais formas de quebrar a cadeia de transmissão também é evitar as aglomerações através do distanciamento físico.

“A vacina contra a Covid-19 colabora para evitar casos graves da doença. Por isto, as medidas de prevenção, sobretudo o distanciamento físico, são importantes para a contenção da proliferação da doença”, afirmou.

A profissional também explica sobre quais máscaras, que são de fato eficientes na proteção contra o coronavírus.

De acordo com ela, é necessário saber que as cirúrgicas são descartáveis, que são aquelas utilizadas em unidades de saúde.

As máscaras de tecido podem ser utilizadas pela população em geral, no entanto, se ela estiver úmida, não convém manter o uso e recomenda-se lavar com água e sabão, ou com soluciones hipoclorito de sódio.

“Com a imunização da Covid-19, as pessoas costumam esquecer dessas medidas de prevenção por achar que estão protegidas, porém é preciso lembrar que o decreto da pandemia é prudente e o uso desta barreira como forma de proteção, prevendo o mal maior, por exemplo, para a população idosa, que faz parte do grupo de risco para a doença, é imprescindível. Essas pessoas que levando-o para dentro de casa ou para locais próximos, onde existem pessoas com imunidade debilitada, que apresente uma fora mais grave da Covid-19, não estão prevendo o mal-estar que estão levando consigo”, diz a médica.

DADOS - A Secretaria de Saúde notificou, até a tarde de sexta-feira (12), 231.844 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (49.273), Rondonópolis (16.417), Várzea Grande (14.888), Sinop (12.079), Sorriso (9.841), Tangará da Serra (9.644), Lucas do Rio Verde (8.931), Primavera do Leste (6.924), Cáceres (5.298) e Nova Mutum (4.824).

Fonte: Diário de Cuiabá


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário