COBERTURA VACINAL

Vacina da gripe é liberada para toda a população de Colíder

Colíder

15/05/2023 às 16:07

Autor: Nortão Online

Todas as pessoas de Colíder acima de 6 meses podem receber a vacina contra a gripe a partir desta segunda-feira (15.05). A informação é da Secretaria Municipal de Saúde. A liberação da dose para toda a população foi anunciada na sexta-feira (12) pelo Ministério da Saúde.

O objetivo do governo federal é expandir a cobertura vacinal contra a doença antes do inverno, quando as infecções respiratórias tendem a aumentar. A medida atende pedido de estados e municípios.

Mais de 80 milhões de doses da vacina trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan, foram distribuídas para todo o país. A meta é vacinar 90% da população.

Em Colíder, conforme dados desta segunda-feira (15) do Painel da Influenza do Ministério da Saúde, foram aplicadas até o momento 1.678 doses da vacina da gripe, que é um número baixo, levando-se em conta as 11.257 pessoas do público prioritário no município.

DEMANDA

Segundo a enfermeira Giseli de Oliveira, coordenadora municipal de Imunização, a gripe costuma gerar muita demanda para a saúde pública municipal de Colíder. Ela alerta que nessa época do ano os casos de gripe costumam aumentar significativamente.

“Este ano, percebemos que os vírus de influenza A e B estão circulando na região”, informa a profissional. “São justamente os tipos que a vacina que estamos aplicando protege. Porém, o diagnóstico correto é importante”, enfatiza Giseli.

A coordenadora reforça que a imunização é fundamental porque reduz a carga da doença, sobretudo em pessoas com problemas de saúde e idosos, prevenindo hospitalizações e mortes, além de diminuir a sobrecarga nos serviços de saúde.

RESISTÊNCIA

A baixa confiança da população na vacina da gripe é um fator que prejudica a vacinação em Colíder. “Temos muita resistência ainda para vacinar as pessoas, principalmente as crianças, que dependem que os pais ou responsáveis as levem para vacinar”, pontua Giseli de Oliveira.

A coordenadora diz que as vacinas influenza sazonais têm perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem toleradas. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15% a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas.

Até o fim de abril, segundo o Ministério da Saúde, 253 mortes por gripe foram confirmadas no país.

Redação: Nortão Online

Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário