Vereadores de Colíder comemoram fim do racionamento de água

Colíder

15/10/2021 às 07:15

Pela primeira vez em muitos anos, os moradores de Colíder não enfrentaram a escassez de água nas torneiras de suas casas e seus comércios. Um eventual desabastecimento em 2021 foi descartado pela Águas Colíder, a concessionária que administra a coleta, o tratamento e a distribuição na cidade. Assim, a empresa atende o compromisso assumido com a presidente da Câmara de Colíder, Ana Flávia Rodrigues Ramiro (Flavinha), e os vereadores em reuniões realizadas nos primeiros meses do ano.

No primeiro encontro, em 10 de fevereiro, na sede do Legislativo municipal, os parlamentares cobraram dos representantes da concessionária medidas eficazes para evitar o desabastecimento durante a estiagem, principalmente, nos meses de setembro e outubro. Nesse período, o rio Carapá, de onde é captada a água que abastece a cidade, simplesmente seca.

Atendendo convite de Flavinha, à época, a diretora da concessionária, Nilza Marques Fernandes, repassou aos parlamentares informações técnicas e se comprometeu a buscar soluções. "Nessa oportunidade, ela mencionou investimentos para 2021 e citou algumas dificuldades que a empresa enfrenta para solucionar o desabastecimento de água", relembra a presidente.

Nilza justificou ainda que o município tem características naturais desafiadoras para o abastecimento, como a baixa vazão dos rios Carapá e Esperança, agravadas pela falta de preservação das nascentes e o desmatamento ao longo dos leitos, fatores que no período de estiagem se tornam ainda mais críticos.

PLANO DE AÇÃO

O tema voltou à pauta em outra reunião, no dia 25 de maio, na prefeitura. Novamente, os vereadores cobraram soluções para conter o desabastecimento. Desta vez, a Águas Colíder apresentou um plano de ação, que incluía o reforço na distribuição de água com caminhão-pipa, doação de caixa da água, mapeamento de represas auxiliares para captação de água, investimentos, melhorias operacionais e campanha de conscientização.

"Estamos felizes com os resultados. Graças às cobranças dos vereadores e ao empenho operacional da Águas Colíder, a falta de água em nossas casas foi evitada em 2021 e, pela primeira vez em anos, as famílias de Colíder não foram submetidas ao desabastecimento", enaltece Flavinha. "Fica aqui o nosso agradecimento à concessionária pelo esforço realizado. É uma vitória de toda a comunidade", comenta a vereadora.

Fonte: Assessoria


Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário