BALANÇO DA SAÚDE: Adoção de Plano Estratégico salvou vidas em VG

Neste primeiro ano de mandato do prefeito Kalil Baracat, os principais desafios do setor foram o enfrentamento à terceira onda da Covid-19 e a continuidade dos programas de atendimento e ações da Rede SUS Municipal.

Foto por: Divulgação

14/01/2022 às 07:22

Autor: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande desenvolveu um Planejamento Estratégico para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 nesse ano de 2021. O resultado foi positivo, especialmente quando o assunto é cobertura vacinal - mais de 98% da população foi vacinada com a primeira dose e 90% com a segunda dose, num total de 392.647mil doses aplicadas até o dia 31 de dezembro nos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde.

Partindo do diagnóstico da situação da saúde no município, foram estabelecidos metas e diretrizes para atuação da Secretaria Municipal com objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços de saúde de qualidade, intervindo pontualmente nos casos diagnosticados do novo coronavírus, com tratamento, acesso a medicamentos, internações, realizações de testes, vacinas, além da disponibilização de unidades específicas para atendimento a nova doença.

Para se alcançar a estes índices, a Administração Municipal fechou parcerias com a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, Governo do Estado e Centro Universitário Univag, para abertura de pontos de vacinação no pico da doença. Além disso, foi montado um Comitê Municipal de Enfrentamento da Covid-19, onde as ações eram estabelecidas em comum acordo entre as pastas da gestão Municipal, com a anuência do prefeito kalil Baracat.

"Essa soma de esforços foi muito positiva. Hoje a vacina já é administrada nas Unidades Básicas de Saúde, na rotina de vacinas, e está ainda mais próxima da população. De maneira que tomamos medidas enérgicas e rápidas para conter a doença. Portanto, sou grato às parcerias que conseguimos selar ao longo deste ano de 2021, graças a boa articulação política que temos junto à toda bancada de deputados estaduais, federais, senadores e com o governador do Estado", destaca o prefeito Kalil Baracat.

O gestor ressalta, dentre as ações de enfrentamento, a retirada da Rede Cegonha do Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande, passando a contar com estrutura própria e segura às gestantes, por meio da abertura do Hospital Materno Infantil. Com isso, a gestão Municipal criou dentro do Hospital e Pronto Socorro uma ala específica para pacientes graves com a Covid-19, dando continuidade às cirurgias eletivas e aos atendimentos de casos de urgências e emergências.

"Para se ter uma ideia, chegamos à marca dos 96,44% de cura de pessoas recuperadas e que contraíram a Covid-19 em nosso município, de um total de 42.329 de pessoas contaminadas. Lamentamos profundamente as mortes das 1.432 pessoas que não conseguiram vencer a doença (dados são do início da pandemia até o dia 20 de dezembro de 2021). Estamos alertas para a nova variante - Ômicron - e adotando as medidas para minimizar os impactos", pontua o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo de Barros.

A gestão ainda transformou a Upa Ipase 24h em referência no atendimento dos casos suspeitos, realizando exames e internações. Além disso, quatro unidades de saúde, as antigas policlínicas, foram destinadas aos atendimentos de pessoas com sintomas e realização de testes. "Tivemos que reestruturar toda a Rede de Atendimento do SUS, para que a população não ficasse desassistida em outras necessidades de saúde. Mantivemos as ações de atendimento em odontologia, consultas clínicas de média e alta complexidade, e realizamos cirurgias emergenciais e eletivas, para dar vazão às filas dos serviços de saúde", observa Gonçalo.

Para isso, a gestão priorizou a vacinação dos servidores do SUS e da saúde em geral, para que eles pudessem cuidar da população. "Cuidamos de quem cuida de todos. E funcionou. Caminhamos a passos pequenos. As unidades não pararam os serviços", explica Gonçalo de Barros, ao relembrar que a gestão ainda promoveu a capacitação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agente comunitário de saúde, administrativo e serviços gerais para dar maior qualidade aos atendimentos.

Foi ampliada, além disso, a rede de informática das unidades de saúde, para registro individual de prontuário eletrônico. Foi necessário reorganizar, todavia, o processo de trabalho das equipes de atenção primária à saúde para o retorno de atendimento de casos não Covid, após à instalação de quatro unidades específicas além da Upa do Ipase, para atendimento exclusivo à pandemia.

Saúde Mental

Outro importante foi a implantação do serviço de apoio à população que precisou ficar em isolamento social. Os profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) desenvolveram uma ação de tele atendimento psicológico às pessoas que procuravam ajuda por telefone, com a implantação de linha de 0800 para esta finalidade.

Hospital e Pronto Socorro

Com a implantação da Maternidade Pública e da Rede Cegonha - Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo, no Hospital Materno Infantil, neste ano, veio a confirmação do Ministério da Educação de que o Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG) entrou para o rol de instituições que realizam Residência Médica, em clínica médica e cirurgia geral. Esta ação proporcionou a reorganização dos serviços que são realizados dentro da unidade, abrindo espaço para mais leitos cirúrgicos e de estabilização.

"O ano de 2021 foi intenso. E graças ao comprometimento dos servidores que atuaram diuturnamente nas ações e serviços do SUS, tanto para o enfrentamento a pandemia, quanto nos vários serviços que não pararam, na Vigilância Sanitária, Atenções Primária, Secundária e Terciária, serviços especializados, exames laboratoriais, exames de imagem de alta complexidade, realização de cirurgias, enfim. Agradeço ao empenho de cada profissional que esteve conosco, lado a lado, no enfrentamento da pandemia e de outras patologias que acometeram nossos cidadãos ao longo deste ano. Nossa missão ainda não acabou. Temos muito trabalho ainda pela frente, fazendo mais e melhor à nossa gente", exclamou Kalil. 

Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

Enviar comentário