Vacinação contra a febre aftosa será mantida em 2022

Foto por: Divulgação/Famato

13/01/2021 às 15:16

Autor: Assessoria/Famato

A vacinação contra a febre aftosa será mantida em 2022 nos Blocos II (AP, PA, RR e parte do AM), III (AL, CE, MA, PB, PE, PI e RN) e IV (BA, DF, ES, GO, MG, MS, MT, RJ, SE, SP e TO). A decisão é da Equipe Gestora Nacional (EGN) do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PENEFA), vinculada ao Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Segundo o Mapa, mesmo com os esforços dos estados em avançar no Plano Estratégico, a evolução conjunta dos blocos ainda não está adequada para uma suspensão segura da vacinação contra a febre aftosa. Uma nova avaliação deve ser feita até o final do primeiro semestre de 2021.

 

O vice-presidente do Sistema Famato, Francisco Pugliesi de Castro, conhecido como Chico da Paulicéia, destacou os esforços do produtor rural nesta caminhada para a retirada da vacina em Mato Grosso (Bloco IV) a fim de alcançar o status de livre da febre aftosa sem vacinação. Ele lamenta o fato de nem todos os estados terem avançado nos trabalhos rumo à retirada como Mato Grosso que já tem, inclusive, uma parte sem vacinação.

 

“O produtor entendeu a importância de vacinar e cuidar do seu plantel. Essa conquista já tivemos, agora precisamos avançar na retirada. Hoje temos condições de retirar a vacinação com segurança e manter a sanidade animal dos nossos rebanhos. Vamos continuar trabalhando em conjunto com outros estados e aguardar o momento oportuno em que os demais estejam aptos a fazer a retirada da vacina”, afirmou Chico da Paulicéia.

 

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), alinhada com as exigências do plano estratégico, promoveu em outubro de 2020 o 2º Fórum Estadual de Vigilância contra a Febre Aftosa “O caminho para tornar MT livre sem vacinação”. Este prazo foi um dos temas em debate também.

 

A decisão da Equipe Gestora Nacional ocorreu após a realização de reuniões virtuais com todos os Blocos do PE-PNEFA nos meses de novembro e dezembro de 2020. O anúncio foi feito em uma reunião que aconteceu no dia 17 de dezembro do ano passado.

Fotos da notícias

Veja mais

DEIXA UM COMENTÁRIO Clique aqui

Teu email não será publicado.

O CAPTCHA abaixo oferece proteção contra entradas digitais remotas garantindo que somente um ser humano possa registrar manifestações. Clique na opção abaixo "Não sou um robô" para que seja feito o teste de segurança via áudio ou imagem

Enviar comentário